quarta-feira, 21 de março de 2012

Intolerância à Lactose + Receita



Depois de adulta, descobri que sou intolerante à lactose.
Ou seja, não produzo a enzima que quebra a lactase e estou deixando de consumir produtos que contenham leite de vaca e o próprio também.
Confesso que não é tarefa fácil porque amo um queijinho curado, um leite condensado e creme de leite! Mas confesso que também não é nenhum "bicho de sete cabeças". Hoje em dia existem muitos substitutos no mercado, como leite com 90% menos lactose, produtos à base de soja e chocolates DELICIOSOS (é isso mesmo que você leu!) à base de soja.
E o mais legal: biscoito de polvilho, em geral, não leva leite!!! Não entendeu, né?! É que eu adoooooro biscoito de polvilho! rs.
Bom, com alguns sabores ainda não me acostumei, mas é questão de tempo, insistência e uma boa receita!
E por que eu estou dividindo isso com vocês? Porque, a partir de agora, sempre que possível, vou postar receitas 0% lactose aqui para vocês!


E a primeira das receitas segue abaixo:



  • Doce Bicho de Pé

Ingredientes:

1 lata de leite condensado de soja

1 pacote de gelatina em pó sabor morango

1 colher de sopa de margarina sem leite

1 pacote de coco ralado

Opcional: 2 colheres rasas de sopa de farinha de aveia (se você não tiver, é só bater no liquidificador a aveia em flocos até que fique como uma farinha). O legal é que com a aveia o doce fica mais firme!


Modo de fazer:
Misture tudo em uma panela, leve ao forno até soltar do fundo e laterais da panela. Pronto! Enrole, passe em açucar cristalizado colorido, ou mesmo em coco ralado, coloque em forminhas e sirva com muito amor! Se não quiser servir em forminhas, sirva como doce de colher em pequenos recipientes! E agora?! Agora é só saborear! =)



Beijinhos!

Daiane Guedes



Um comentário:

  1. Nossa que ruim isso hein... Mas que bom que se acostumou e está conseguindo encontrar alternativas.

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir